Select Page

Você sabia que existe um lugar adequado dentro da geladeira para cada tipo de alimento e que existem em torno de 250 tipos de doenças causados por contaminação de alimentos?

 

Saiba como conservá-los corretamente e o que vai em cada prateleira da geladeira!

 

GAVETA SUPERIOR

Guarde peixes, carnes e frios nesta prateleira. Nem sempre a alteração de cor nas carnes significam contaminação, pois a carne mais escura na geladeira na verdade é falta de oxigênio. Por outro lado, um filé contaminado pela bactéria Escherichia coli tem aparência normal.

 

Quanto tempo deixar os alimentos na gaveta superior?

Frango: 2 dias

Peixe: 1 dia

Frios: 3 dias

 

PRIMEIRA PRATELEIRA

Nesse andar da geladeira guarde ovos, manteiga, iogurte e sobras de comida em potes (nunca nas panelas). Os ovos devem ser guardados no 1° andar para não haver variação na temperatura, e não na porta, como a maioria das pessoas guardam. Sempre Lave-os antes de guardar, pois pode haver micro-organismos (como a salmonela) na casca.

 

Quanto tempo deixar os alimentos na 1° prateleira?

Manteiga: 3 dias

Iogurte: 1 dia

Sobras: 1 a 2 dias

Ovos: 15 a 30 dias

 

SEGUNDA PRATELEIRA

Guarde na 2° prateleira os doces, enlatados, o leite e o pudim. As latas que ficam nos supermercados podem sofrer alterações e oxidar. Coloque-as sempre em potes. O molho de tomate por exemplo, use ele de uma vez só ou congele após o uso. Nunca deixe restos na geladeira. O leite é um alimento que não deve ser deixado por muito tempo na geladeira, pois absorve o cheiro de outros alimentos.

 

Quanto tempo deixar os alimentos na 2° prateleira?

Doces: 3 dias

Enlatados: 3 dias

Leite: 2 dias

Pudim: 3 dias

 

GAVETA

Na gaveta guarde os legumes, frutas, verduras e temperos. Sempre lave as folhas, os legumes e frutas antes de guardá-los, descartando as estragadas. Os temperos escurecem por causa do frio e por isso devem ser forrados com papel-toalha ou saco de papel.

 

Quanto tempo deixar os alimentos na gaveta?

Legumes e frutas: 3 a 7 dias

Verduras e temperos: 2 a 3 dias

 

PORTA DA GELADEIRA

Na porta da geladeira você pode guardar vinagre, molhos, refrigerantes e água. Ao contrário do que a maioria das pessoas pensa, o vinagre deve ser guardado na geladeira, pois em temperatura ambiente ele pode sofrer contaminação de bactérias. No caso da água, deve ser guardada em recipientes de vidro e cervejas devem ser tomadas de uma vez só.

 

Quanto tempo deixar os alimentos na porta da geladeira?

Vinagre: 6 meses

Molhos: 20 a 30 dias

Refrigerante: 1 a 2 dias

 

Ordenato – Cada coisa em seu lugar.