Select Page

Veja 4 Ideias para Limpar Sofá Manchado e como Conservá-lo por mais Tempo!

 

Assim como o quarto, seu sofá é um local para relaxar. Portanto ele deve estar sempre limpo e arrumado. Ninguém gosta de relaxar em um ambiente que esteja bagunçado e sujo, não é mesmo?

É comum que o sofá acumule sujeira naturalmente, pois é uma área que constantemente está sendo usada dentro de casa. Por isso, é importante que você passe um aspirador de pó pelo menos uma vez por semana para tirar o acúmulo de sujeiras do dia a dia.

Sugerimos também a divisão de limpeza entre os moradores da casa, pois afinal, todos usam o sofá. Dessa forma a organização da sala de estar fica mais fácil e rápida, além de ainda deixar o ambiente muito mais leve para relaxar com amigos ou a família.

 

A melhor forma de higienizar o sofá

 

Existem quatro etiquetas que separam as formas específicas de higienizar cada tipo de estofada, são elas:

  • O: tecido pode ser lavado com água;
  • W: use apenas pano úmido e produtos específicos;
  • P: faça lavagem a seco;
  • F: faça a higienização apenas com profissionais.

 

 

Veja a seguir como higienizar cada uma:

 

Na lavagem com água

 

Para lavar sofás da etiqueta “O”, você tem duas opções: use produtos específicos para esse processo e misture com água. A segunda opção é misturar 250ml de vinagre branco com água morna. Aplique um das opções em um pano seco ou esponja e passe no sofá.

Existem outras opções também, como usar um aspirador de água ou pulverizador, no entanto, nesses processos a quantidade de água é muito maior (usa-se em torno de 5L). Caso opte por essa opção, siga estes passos:

 

  1. limpe o sofá com um aspirador de pó;
  2. misture o produto de limpeza específico para o seu sofá na água;
  3. coloque parte da mistura no pulverizador e pulverize o sofá;
  4. use uma escova macia para esfregar o sofá com o que sobrou da mistura;
  5. aspire a água com o aspirador de água.

 

O aspirador de água é o que vai garantir que seu sofá fique limpo e que não estrague. Certifique-se também de secar o sofá corretamente, caso contrário seu estofado pode acabar estragando.

 

Na lavagem a seco

 

A primeira opção para o modelo de etiqueta “P” é adquirir um pano seco específico para esse tipo de lavagem, ele já vem com instruções de limpeza.

A segunda opção é muito interessante. Antes de mais nada, adquira bicarbonato de sódio e então jogue um pouco sobre o estofado, aguarde mais ou menos 15 minutos e logo depois passe aspirador de pó para retirar. Vale lembrar que o bicarbonato de sódio é um grande aliado na limpeza da sua casa e pode ser usado em muitas outras situações.

Enfim, a última opção é aplicar álcool sobre a superfície e esfregar com uma escova de cerdas macias. O ideal é fazer parte por parte, pois o álcool evapora rapidamente. Lembre-se de usar essa opção somente no caso do seu estofado ser de microfibra ou poliéster.

 

Em sofás de Camurça

 

Misture água e detergente e então use um pano para passar no estofado. O recomendado é fazer isso uma vez por mês. No dia a dia você pode simplesmente passar uma escova específica para camurça para manter o visual. Lembre-se de limpar rapidamente caso caia líquido.

 

Em sofás de Suede

Use detergente e uma escova macia e está pronto. Certifique-se de limpar constantemente esse tipo de tecido.

 

E se meu sofá estiver manchado?

 

Caso seu sofá estiver manchado, existem algumas maneiras de limpá-lo.

 

Para gorduras e frituras

Use detergente e lembre-se de usar o lado macio da esponja.

 

Para manchas de caneta

O vinagre é infalível para limpar manchas de caneta. Esfregue o local manchado com uma esponja macia.

 

Se você gosta de vinho ou café e derrubou um dos dois no sofá

Use água tônica ou com gás e no final um papel toalha para secar, mas cuide para não esfregar. Se não tiver um das opções, use gelo. Tente começar nas bordas da mancha indo em direção ao centro.

 

 

Dica Importante

Jamais use produtos com cloro na composição, como o sabão em pó. Se não souber o tipo de tecido opte sempre por usar um pano úmido ou detergente líquido

 

 

Ordenato – cada coisa em seu lugar.