Select Page

Organize suas finanças agora mesmo com essas dicas simples.

 

Organizar as finanças pode ser um dos fatores mais importantes para ter uma vida melhor. Manter-se consistente na organização das despesas da semana, do mês e as despesas a vir, será sempre necessário.

O melhor da organização é que você pode começar exatamente de onde você está, basta tomar uma ação.

 

Veja a seguir algumas dicas que irão te ajudar a organizar suas finanças:

 

ESQUEÇA AS PLANILHAS

Muitas vezes queremos começar a organizar nossas finanças com ferramentas e planilhas complexas, o que não vai adiantar muito, pelo menos no começo.

O ideal é começar com algo simples. Um caneta e uma folha de papel são o suficiente se você nunca organizou suas finanças.

 

METAS FINANCEIRAS: VOCÊ TEM?

Agora você estabeleceu que irá organizar seu dinheiro e economizar mais, mas por quê?

Quais são suas metas? Talvez queira pagar os estudos, comprar um carro, fazer uma viagem. Independente do que almeja, será uma meta, e por isso, você pode até escrevê-la em algum lugar para lembrar dela todos os dias. Isso faz toda a diferença.

Sem uma meta pré-estabelecida as pessoas acabam desistindo, pois você não estará economizando dinheiro em prol de um objetivo, estará guardando por guardar, e isso não é o suficiente para te motivar.

 

PENSE NO PIOR CENÁRIO

Pensar no pior cenário te dá um passo à frente na organização das finanças. O mercado costuma ter crises de tempos em tempos, por isso priorizar o que realmente é importante, como as contas fixas e alimentação, por exemplo é muito importante.

Quando estamos em situações financeiras confortáveis, temos a tendência de gastar mais em coisas desnecessárias. É mais um lazer do que uma necessidade, por isso tenha suas contas prioritárias em dia.

 

PAGUE SUAS DÍVIDAS PRIMEIRO

Boletos e cartão de crédito devem ser suas prioridades. Os juros do cartão de crédito, por exemplo, são enormes e você não vai querer “esquecer” o vencimento dele. Então a sua prioridade deve ser pagar as contas fixas do mês.

 

ECONOMIZE NAS COMPRAS DO DIA A DIA

As pessoas costumam ter o hábito de comprar coisas “baratas” no dia a dia, como lanches e outras coisas. O problema é que as pessoas pensam que isso não faz diferença, mas faz toda a diferença. Comece a anotar tudo que você gasta, tudo mesmo.E verá que as coisas baratas acabarão se tornando caras quando somar tudo ao final do mês.

 

USE O DÉBITO AUTOMÁTICO DE FORMA INTELIGENTE

Estamos vivendo na época em podemos automatizar muitas coisas e assim ganhamos tempo. O débito automático é uma boa opção, assim como o agendamento de pagamentos pela internet, pois ambos garantem que você não tenha que encarar uma fila enorme na lotérica na semana de pagamentos no início do mês.

 

COMECE A INVESTIR

Antes de começar a investir pesquise bastante, veja e reveja as melhores opções. O ideal é conversar com uma corretora, pois eles vão te indicar o que é melhor para você e para seu perfil de investidor.

Hoje em dia é possível começar com bem pouco e ir aumentando gradativamente conforme achar melhor.

 

DELEGUE

Se você tem amigos ou familiares desempregados e precisa terminar determinadas tarefas que demandam mais tempo, delegue a eles e pague algum valor para isso. O valor gasto fazendo isto será mais baixo do que se contratasse algum profissional para essa tarefa. E ainda estará ajudando alguém que realmente precisa.

 

ESTILO DE VIDA

Repense seu estilo de vida com essa pergunta: você prefere viver de posses ou ter liberdade financeira para fazer o quiser e ter uma vida legal?

 

Ordenato – Cada coisa em seu lugar.