Select Page

Saiba os melhores locais para guardar e como fazer para não comprometer a vida útil de seus sapatos.

 

1. Avalie os espaços de sua casa

 

Antes de mais nada avalie e defina qual o local adequado para guardar seus sapatos. O ideal é ter um cantinho exclusivo para eles, mas em alguns casos precisamos adaptar com o que temos de espaço disponível dentro de casa.

 

2. Invista em prateleiras e nichos

 

A visualização dos calçados dentro de nichos é uma mão na roda para o seu dia a dia, e ainda mantém todos eles arejados. Da mesma forma que os nichos, as prateleiras trazem os mesmos benefícios, além de serem facilmente instaladas em qualquer lugar – inclusive nas portas da parte de dentro do seu armário.

 

3. Tente separar por categoria

 

Essa é uma ideia muito bacana que pode otimizar seu dia a dia. Reserve um espaço para sapatos formais e de trabalho, tênis para passear e para esporte, sapatilhas, rasteiras e chinelos. Caso tenha que dividir o espaço com o companheiro (a), opte por separar os sapatos de forma que não fique confuso para os dois.

 

4. Sempre evite guardá-los em locais úmidos

 

Jamais guarde seus sapatos em locais úmidos. Sempre deixe-os em locais secos e arejados, isso evita uma série de coisas, como mofo e odores, por exemplo. Organizá-los em caixas é boa opção também.

 

5. Já experimentou tirar os sapatos antes de entrar em casa?

 

Essa é uma prática oriental que vale a pena experimentar, pois diminui consideravelmente a sujeira dentro de casa que, segundo os chineses, atrapalha a harmonização dos ambientes da casa. É uma questão de higiene e bem estar uma vez que a sujeira provoca energias ruins. Portanto, tenha um móvel para guardar seus sapatos logo na porta de casa.

 

Agora veja mais ideias que podem ser úteis para você organizar e aumentar a durabilidade de seus sapatos.

 

Falta espaço? Veja nossas sugestões!

 

Sacos Transparentes

Ótima opção para proteger seus sapatos e por serem transparentes facilitam a visualização. Outra coisa bacana dos sacos é que podem ser levados para outros lugares como academia e viagens por exemplo.

 

Caixas Originais ou Transparentes

 

Caixas Transparentes são as mais usadas por Organizadores Profissionais ou Personal Organizers (termo em inglês). A visualização é muito mais prática, pois é transparente e já vem com ventilação, o que é muito importante para evitar o mau cheiro dos sapatos.

Por outro lado, a caixa original do próprio calçado também pode ser usada para guardá-los, mas o ideal é fazer alguns furinhos para a circulação de ar, caso não tenha.

 

O cabideiro do guarda-roupas pode ser transformado em uma sapateira

 

Opção boa e barata. Separe prendedores de roupa e alguns cabides, organizando da forma que achar melhor dentro do armário. Você pode separar por cores ou categorizar por uso (trabalho, esporte, passeio), o ideal é que se adeque às necessidades do seu dia a dia.

 

Pallet para organizar seus sapatos embaixo da cama

Essa é uma ótima ideia para otimizar o espaço do seu quarto.

Guarde seus calçados em um pallet e encaixe-o embaixo da cama. Instale rodinhas nele para facilitar a movimentação quando precisar.

 

E para os Chinelos e Rasteirinhas?

 

Aqui a sugestão é bem simples. Você pode fazer cabides com ganchos de metal ou arame para prender seus chinelos ou rasteiras.

 

Reaproveitando madeiras antigas

 

Você tem madeiras antigas que estão paradas e você não tem ideia do que fazer com elas? Transforme-as em um móvel para guardar seus sapatos e de quebra, ganhe um ambiente decorado com um tom rústico. Nada mal, né?

 

Canos de PVC transformados em uma Sapateira

 

Basta cortar alguns canos de PVC e colar todos com cola quente. Use e abuse da sua criatividade para organizar todos da maneira que fique prático no seu dia a dia.

Confira se os sapatos cabem dentro do cano antes de começar a cortar. Assim você elimina o retrabalho. Parece óbvio, mas isso é importante para que o sapato não amasse.

 

O espaço do lado do guarda-roupa pode ser o suficiente para guardar os calçados

 

Forme prateleiras em forma de “V” para os tênis mais baixos. Se seu espaço é pequeno, mas tem uma parede sobrando, essa sugestão é ótima!

 

 

Sobrando espaço na sua casa? Que tal essas sugestões?

 

Mantenha seus Saltos Organizados

 

Instale uma placa de gesso ou uma barra na parede, se achar necessário, use as duas sugestões. Com essa ideia é possível ter uma boa visualização dos seus saltos, além de ficarem em local ventilado evitando o mofo e o mau cheiro. Você ainda pode organizar do jeito que achar melhor, separando todos por cor ou ocasião.

 

Improvise um Closet

Firme na parede quantas prateleiras aramadas forem necessárias. Dessa forma é possível organizar seus calçados, ter uma boa visualização de todos eles e ainda realizar seu sonho de ter um closet só para sapatos. E o melhor é que ainda são baratos e fáceis de montar.

 

Invista nas prateleiras

Essa é a melhor maneira de organizar seus calçados se você tem espaço na sua casa. Instale quantas você achar necessário. O bacana dessa sugestão é que você pode pintar e decorar do jeito que você quiser.

 

 

Ordenato – cada coisa em seu lugar.